quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


Jornal de Apoio aos Moradores do Pinheirinho
Informativo da Comissão de Sindicatos e Movimentos Sociais de São José dos Campos e Região
Janeiro 2012


PSDB ORDENA DESOCUPAÇÃO
VIOLENTA NO PINHEIRINHO
Domingo, 22 de janeiro de 2012.

Esta data vai entrar para a história do Estado de São Paulo como o dia em que 2 mil homens da Polícia Militar invadiram a Ocupação Pinheirinho, em São José dos Campos, para desalojar nove mil moradores. Homens, mulheres, crianças e idosos foram surpreendidos, pela manhã, com  helicópteros sobrevoando a área e jogando gás lacrimogêneo sobre a Ocupação. Carros blindados e homens armados  cercaram o  Pinheirinho e não deram chance e defesa os oradores. A ordem era  que todos se recolhessem para dar início à retirada. Água, energia elétrica e  telefone foram cortados e todas as saídas da Ocupação foram interditadas. Era a formação e uma área sitiada. Durante todo o dia, houve confronto entre moradores da ocupação, bairros vizinhos e policiais. O morador David Washington Castor Furtado, 32 anos, foi baleado pela Guarda Municipal e corre o risco de ficar paraplégico (veja mais informações no verso este jornal). Mas outras pessoas também ficaram feridas, inclusive crianças, em razão da truculência com que agiu a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Há informações de que há pessoas desaparecidas.

Truculência

Apesar dos moradores terem se preparado nos últimos dias para  resistir à desocupação, pouco pôde ser feito diante da violência e forte efetivo da Polícia Militar. É o resultado da truculência e operação de guerra montada pelo governo de Geraldo Alckmin e do prefeito Eduardo Cury. Tratores enviados pela Prefeitura já destruíram a Capela Madre Tereza de Calcutá, construída pelos moradores com ajuda da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Também foi destruído o barracão onde aconteciam as assembleias, festas e reuniões dos moradores. O objetivo é a demolição das mais de duas mil casas erguidas pelo povo, sem qualquer ajuda do Estado.

Vizinhos também se rebelam

A  população  de bairros vizinhos ao Pinheirinho também se revoltaram contra a invasão da PM à Ocupação e entraram em enfrentamento contra os soldados e a  Guarda Municipal. O alambrado que cerca o Centro Poliesportivo do Campo dos  Alemães, preparado  para  abrigar os moradores após a reintegração de posse, foi derrubado. Moradores dos  bairros Residencial União e Campo dos Alemães, vizinhos ao Pinheirinho, se rebelaram atirando pedras contra soldados. Revoltada, a população também incendiou veículos.

Manifestações exigem fim da reintegração de posse

Além das ações de solidariedade dos moradores vizinhos ao Pinheirinho, diante da violência da PM e Guarda Municipal, entidades também organizaram protestos em solidariedade aos moradores. Um protesto interditou a Rod. residente Dutra por 1h30. Mais tarde, foi a vez dos manifestantes  seguirem para a  casa do prefeito Eduardo  Cury, localizada no luxuoso  Condomínio Bosque Imperial, bem distante da dura realidade do povo pobre do Pinheirinho. Por todo o país, estão programadas  manifestações. Em São Paulo, manifestantes ainda no domingo fecharam a Avenida Paulista por mais de duas horas. O senador Eduardo Suplicy participou da manifestação.
Em todos os atos, a exigência foi em repúdio à violência contra os moradores e exigindo o fim da reintegração de posse. Exigimos do governador Geraldo Alckmin, do comando da PM e do prefeito Cury que suspendam essa ação ilegal (veja no verso) e truculenta mediatamente.
Também fazemos um apelo à presidente Dilma  Rousseff que intervenha diretamente  no conflito e impeça que mais vidas sejam alvo e violência e morte.


GRANDE ATO CONTRA A DESOCUPAÇÃO

NESTA SEGUNDA, DIA 23, ÀS 9h, NA PRAÇA AFONSO PENA!

Omissão e covardia

Cury e Alckmin violam lei e jogam famílias na
rua para beneficiar especulador Naji Nahas
A ação da Polícia Militar na Ocupação Pinheirinho é o retrato da irresponsabilidade, truculência e covardia dos governos Geraldo Alckmin (PSDB)e Eduardo Cury (PSDB). A ação este domingo pegou a todos de surpresa. Afinal, nos últimos dias avançavam as negociações para adiar a desocupação e para a regularização a área.

Fora da Lei
Alckmin, Cury e a juíza Márcia Loureiro, que expediu a liminar para o despejo, agiram contra tudo e todos. Literalmente, fora da Lei. Primeiramente, a desocupação descumpriu um acordo judicial onde a própria Selecta, dona do terreno, aceitou a suspensão do despejo por 15 dias. Além disso, também desacatou decisões da Justiça Federal que mandou suspender a reintegração de posse.
Ao contrário de todos os esforços para evitar a injustiça de jogar milhares e famílias na rua, Alckmin e Cury optaram por passar por cima das próprias leis do país ,  agir com violência e repressão. Para isso, fizeram um operativo de guerra contra os moradores do Pinheirinho e dos bairros vizinhos.

Omissão por 8 anos
Por oito anos, os governos do PSDB, seja com Emanuel Fernandes ou Cury, trataram Pinheirinho com descaso e nunca se preocuparam em resolver a situação. Agora, depois das famílias terem construído suas vidas no local, apostam na radicalização. O Pinheirinho é o resultado da falta de uma política habitacional da Prefeitura do PSDB.
Esse mesmo descaso penaliza outras 26 mil pessoas que estão na fila por uma moradia. A expulsão das famílias do Pinheirinho só vai agravar essa situação.
O fato é que por trás dessa decisão de desocupação a ferro e fogo está a pressão de grupos econômicos poderosos e gananciosos. Basta ver que o proprietário da massa falida da Selecta, dona do terreno, o megaespeculador Naji Nahas, famoso por aplicar golpes milionários e condenado por lavagem de dinheiro e corrupção. Por trás dessa desocupação também estão os interesses do setor imobiliário da cidade e das grandes construtoras que pretendem lucrar milhões com o terreno após a expulsão das famílias.
Ou seja, Alckmin, Cury e a juíza, mesmo passando por cima da lei, decidiram expulsar de suas casas cerca e 9 mil pessoas, a maioria mulheres, crianças e idosos, para beneficiar um punhado de poderosos.

Prefeito põe guarda Municipal armada com balas letais
Morador baleado pode ficar paraplégico
A ação da PM resultou em vários feridos e pessoas detidas. Informações dos moradores da ocupação falam em mortos e pessoas desaparecidas. ando e Cury, guarda Municipal usou balas letais contra a população.
Um caso já confirmado é do ajudante de pedreiro David Washington Castor Furtado, 32 anos. Segundo a mãe de David, a dona de casa Rejane Furtado da Silva, no momento em que foi baleado, ele tinha acabado de sair do Pinheirinho e carregava seu filho de 10 meses no colo. A bala atingiu David, quando ele estava próximo ao centro de triagem, onde a guarda estava. Ele passou por cirurgia e, segundo os médicos, corre o risco de ficar paraplégico.

 Até agora o meu filho não está sentindo as pernas. É muita desgraça. A esposa dele, que viu tudo, está em estado de choque ”, disse dona Rejane, que é categórica ao afirmar que a bala partiu da Guarda Municipal.

Ação tem repercussão nacional e internacional
GILBERTO CARVALHO, MINISTRO O GOVERNO DILMA
O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, disse que a ação de reintegração “atropelou ” as negociações para a desocupação pacífica. Carvalho disse que o governo federal foi surpreendido com a desocupação ainda mais em um domingo. Ele afirmou ainda que estranhou o fato de o prefeito de São José, Eduardo Cury, ter desmarcado uma reunião sobre a invasão na última quinta-feira.

OPHIR CAVALCANTE JR, PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DA OAB
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Jr., publicou neste domingo, em sua conta no microblog Twitter, que “falta sensibilidade a alguns membros do Judiciário para resolver o conflito em Pinheirinho. OAB e AGU (Advocacia Geral da União) estão tentando evitar mortes ”.

RAPPER OG, NO WITTER
Máquina de matar: sabe como funciona a engenhoca? A burguesia paga, o prefeito pede, o juiz concede, a polícia invade, gente morre. Simples assim!

LÉO JAIME, CANTOR, NO WITTER
Estou agora pensando na crueldade contra crianças e mulheres grávidas e inocentes em geral.



ACOMPANHE AS NOTÍCIAS SOBRE O PINHEIRINHO NOS BLOGS:
http://solidariedadepinheirinho.blogspot.com/
http://www.facebook.com/solidariedadepinheirinho

PARTICIPE DO ABAIXO-ASSINADO ONLINE CONTRA A DESOCUPAÇÃO http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?ppi=mmust

Nenhum comentário:

Postar um comentário