quinta-feira, 9 de agosto de 2012


AUDIÊNCIA 1ª CRE -06/08/2012

-GRIPE A:
E.E.José do Patrocínio - Direção deve procurar a 1ª CRE para realizar os contatos com a Secretaria Municipal da Saúde para vacinação na Comunidade. O 39º Núcleo encaminhou Ofício para a Secretaria Municipal da Saúde.
A orientação inicial para a escola é procurar o posto de saúde mais próximo.

-FALTA DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS:
A 1ª CRE justifica que a falta de professores e funcionários é pontual. Professores foram nomeados no município e funcionários tem aumentado a demanda de delimitações de tarefa, além das dificuldades relativas a distância da moradia e escola tem acarretado lentidão na lotação .

-CARGA HORÁRIA
Inicialmente a orientação permanece a mesma :13h aula e 7h atividade.
As distorções questionadas nas tabelas encaminhadas para as Escolas tem relação com a variação do número de horas individualmente e da carga horária da disciplina na base curricular além do tempo dos períodos e recreio. Esta distorção ocorre pelo tempo quebrado: 1/3 = 33% hora atividade e 66% hora aula. A tabela ainda está sofrendo ajustes.
Professores que tiveram sua carga horária ampliada desde março devem solicitar que as Direções encaminhem a partir de março, se este foi o inicio do exercício. Quanto a necessidade de abrir mão de horas atividades, somente nos casos de atuação em mais de uma escola devido a CH máxima ser 40h e as horas aulas da disciplina não comportarem arredondamento para baixo. Esta é uma negociação que deve ser feita no coletivo da escola para ninguém perder nem ninguém  levar vantagens.
            Foi levantado a dificuldade dos professores de 40h, com 6º período que se deva encaminhar com as direções o cuidado ao organizar o horário, evitando primeiros períodos e quando atua em mais de uma escola, que as direções construam uma política de conjunto. Também é assunto que deve ser levantado em momentos coletivos para que a construção na escola seja sem prejuízo dos direitos dos trabalhadores em educação.

-ENCONTRO DE EDUCAÇÃO:
Há na 1 ªCRE a disposição de construir a profissionalização dos professores (maior CH na mesma escola) e incentivo a formação para que cada vez mais possamos contribuir na construção de escola de qualidade, portanto a negociação dentro da escola deve ocorrer para a participação na Formação do Núcleo.
 É provável que o Núcleo deva fazer ajustes na ordem das palestras organizadas para 27, 28 e 29 de agosto pois a 1ª CRE organizou com as faculdades FAPA e UNIRITTER  a formação dos professores do EM para 28/08.
            È importante a reflexão do nosso fazer, resgatar a nossa autoria pedagógica e a nossa auto estima, compreendendo o contexto de nossa atuação e incidindo de fato nas mudanças necessárias que devem ocorrer na escola.

2 comentários:

  1. O que não dá para entender é o fato de estaremn considerando hora relógio e não hora-aula, quando todas as ecolas trabalham em cima disso. Esse é o maior absurdo após o não pagamento do Piso. Cadê os recursos do FUNDEB? E a prestação de Contas?
    Nossa maior campanha deve ser a resposta nas urnas e a divulgação disso em todos os meios possíveis.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com esta interpretação do Governo digamos assim, saiu uma nova tabela em 2012 que aumenta a hora-atividade em relação ao ano passado. Acho que mínimo que devemos fazer é exigir então o seu cumprimento, enquanto seguimos na "luta" pela Lei do Piso e a consequente Jornada do Piso.

    ResponderExcluir