RELATO DO ENCONTRO DE EDUCAÇÃO
39º Núcleo CPERS
Dias 11, 12 e 13 de setembro de 2012
CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS
Escola pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade, que contemple os interesses dos trabalhadores, dê acesso ao conhecimento, tempo integral com educadores qualificados e com condições físicas e de recursos humanos para atender as necessidades da escola.
CAMPANHA DA ZH
Analisamos que a mídia incentiva hábitos de consumo infantis, reforça o individualismo e o apoliticismo. Diminui a importância da escola pública e usa dados sobre educação para desmoralizar a categoria.
Quando apoia o governo sobre a inexistência de recursos para pagar o PISO que é Lei ignora a defasagem salarial histórica dos educadores, por isso mesmo com aumentos ditos substanciais, ainda o básico permanece baixo.
PRÉ CONFERÊNCIA SOBRE O ENSINO MÉDIO
REPÚDIO A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
NOMEAÇÃO DOS CONCURSADOS JÁ !
NOVO CONCURSO JÁ !
PISO JÁ !
· Falta valorização dos trabalhadores em Educação
· Falta estrutura nas escolas
· Interdisciplinaridade e áreas não significa que cada disciplina perde sua identidade
· Profissionalização dos educadores na mesma escola – fragmentação da CH interfere no envolvimento na construção do PPP
· Concentração da CH do educador em um turno -observação sobre a instituição de 6º período sem levar em conta a atuação em mais de um turno ou escola diferente –desrespeito ao direito de intervalo do trabalhador.
· Rebaixamento do currículo na escola pública priva as classes populares do conhecimento formal.
· Carga horária é insuficiente para planejamento (desrespeito ao 1/3 previsto em lei)
· Orientação à pesquisa é hora aula.
· Seminário integrado – Ignora a existência de projetos anteriores a reforma, carga horária progressiva defendida pelo governo é inviável (25 a 30% é viável) ,não tem professores para realiza-lo
· PRONATEC verba pública no ensino privado(sistema S) e o falso politécnico serve apenas para encaminhar os alunos egressos do EM a este sistema.
GESTÃO DEMOCRÁTICA
· Importância de participar ativamente de todo processo incluindo propostas nos Planos de Gestão
· ALERTA sobre as dificuldades de servidores estáveis nas escolas, inviabilizando a gestão democrática
Diretoria 39º Núcleo
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