segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mostra O Cinema vê a escola homenageia 
aniversário de 75 anos do SINPRO


Para comemorar o aniversário de 75 anos do Sinpro/RS - Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul, o CineBancários programou uma mostra especial que tem como tema a educação e seus efeitos transformadores sobre os indivíduos.
Integrada por sete longas-metragens de diferentes nacionalidades - desde produções brasileiras como o documentário Pro Dia Nascer Feliz, ao premiado drama chinês Nenhum a Menos, passando por obras polêmicas (a exemplo do alemão A Onda, inspirado em fatos reais), até títulos clássicos como a produção americana&n bsp;Sociedade dos Poetas Mortos - que serão apresentados de 21 a 26 de maio, com entrada franca.
Através destes títulos, que têm em comum o fato de usarem as distintas facetas do processo pedagógico para contarem grandes histórias, capazes de emocionar qualquer espectador, o CineBancários presta uma homenagem a uma entidade-irmã, que tanto tem feito em benefício da educação em nosso Estado ao longo de sua história. No dia 21 de maio, o Sinpro/RS completa 75 anos. Trata-se do primeiro sindicato de professores constituído no Rio Grande do Sul, fundando em 1938. Atualmente, a entidade representa os mais de 30 mil docentes que trabalham em 1.700 instituições de ensino privado, desde a educação infantil à educação superior, atendendo cerca 600 mil estudantes. Mais de 60% dos professores estão associados ao Sindicato. Pioneiro em adotar o conceito Sindicato Cidadão no in&iac ute;cio da década de 90, o Sinpro/RS tem uma trajetória respeitada de luta e promoção da cidadania.

Sinopses dos Filmes

Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim (Brasil, 2005, 88 minutos)
As situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de três estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações.

Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society), de Peter Weir (1989, Estados Unidos, 128 minutos)

Em 1959, na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos criam um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

Nenhum a Menos (Yi Ge Dou Bu Neng Shao), de Zhang Yimou (China, 1999, 103 minutos)

Quando o professor da escola primária de Shuiquan tem de se ausentar durante um mês, o presidente da pequena aldeia de Tian apenas consegue encontrar uma adolescente de 13 anos, Wei Minzhi, para o seu lugar. O professor Gao adverte-a para que não permita que mais alunos abandonem a escola, garantindo-lhe o pagamento de 50 yuan e mais um pequeno extra se for bem sucedida. Minzhi, pouco mais velha que alguns dos seus alunos (do 1º ao 4º ano, na mesma classe), não poupará esforços para manter seus alunos.

Escritores da Liberdade (Freedom Writers), de Richard LaGravenese (EUA, 2007, 123 minutos)

Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

A Onda (Die Welle), de Dennis Gansel (Alemanha, 2008, 107 minutos)

Em uma escola da Alemanha, alunos devem escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Baseado no romance "The Wave" de Todd Strasser. Em abril de 1967, em uma escola de ensino médio em Palo Alto, na Califórinia, o professor Ron Jones fez o experimento mostrado no filme com os seus a lunos, e o chamou de "Third Wave".

Encontrando Forrester (Finding Forrester), de Gus Van Sant (EUA, 2000, 135 minutos)

Jamal Wallace (Robert Brown) é um jovem adolescente que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan, devido ao seu desempenho nos testes de seu antigo colégio no Bronx e também por jogar muito bem basquete. Após uma aposta com seus amigos, ele conhece William Forrester (Sean Connery), um talentoso e recluso escritor com quem desenvolve uma profunda amizade. Percebendo talento para a escrita em Jamal, Forrester procura incentivá-lo para seguir este caminho, mas termina recebendo de Jamal algumas boas lições de vida.

Billy Elliot (Billy Elliot), de Stephen Daldry (Inglaterra, 2000, 111 minutos)

Billy Elliot (Jamie Bell) é um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas de carvão. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, com o qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma à dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.

GRADE DE HORÁRIOS: 

21 de maio (terça-feira)
14h30 - Sociedade dos Poetas Mortos
17h - Pro Dia Nascer Feliz
19h30 - Nenhum a Menos


22 de maio (quarta-feira)
14h30 - Escritores da Liberdade
17h - A Onda
19h30 - Billy Elliot


23 de maio (quinta-feira)
14h30 - Encontrando Forrester
17h - Sociedade dos Poetas Mortos
19h30 - Pro Dia Nascer Feliz


24 de maio (sexta-feira)
14h30 - Nenhum a Menos
17h - Escritores da Liberdade
19h30 - A Onda


25 de maio (sábado)
14h30 - Billy Elliot
17h - Encontrando Forrester
19h30 - Sociedade dos Poetas Mortos


26 de maio (domingo)
14h30 - Pro Dia Nascer Feliz
17h - Nenhum a Menos
19h30 - Escritores da Liberdade

CineBancários
(51) 34331204 / 34331205
Rua General Câmara, 424, Centro - POA
blog: cinebancarios.blogspot.com
site: cinebancarios.sindbancarios.org.br
facebook.com/cinebancarios
Twitter: @cine_bancarios

Nenhum comentário:

Postar um comentário