quarta-feira, 26 de março de 2014

50 Anos do Golpe Civil-Militar de 1964

Escola Padre Reus radicaliza sobre o Golpe Civil-Militar de 1964, descomemorando seu cinquentenário e homenageando mais de cinquenta “desaparecidos” – recriados em tamanho natural!
Dia 27 de março de 2014, às 19h30 a escola abre para a comunidade sua instalação TORTURA NUNCA MAIS com palestras, depoimentos, performances e projeções. Até o dia 15 de abril visitas poderão ser agendadas por outras escolas pelo fone 32686811.
O fazer artístico foi a ferramenta escolhida para que as quinze (15) turmas de 1º ano do Ensino Médio Politécnico entendessem as atrocidades dos 21 anos de chumbo da Ditadura Militar. Tarefa entregue ao Professor Aloizio Pedersen – Idealizador dos Projetos “Escola Sem Violência”, “Artinclusão” e Prêmio Menção Honrosa em Direitos Humanos/RS/2013, e para a Professora Maria da Glória Padilha – designer.
Divididos em 72 grupos de pesquisa e confecção de cartazes e bonecos dos “Vultos Desaparecidos”, homenageados no evento: entre eles Rubens Paiva, Mário Alves, Luiz Eurico Tejera Lisbôa e Vladimir Herzog. Estarão expostos em todos os lugares da escola, numa grande instalação, lembrando as circunstâncias da morte, descrita em cartazes-lápides.
Acreditamos que desta forma trabalhamos melhor a memória, a verdade e a justiça, enquanto em sala de aula são reforçados os conceitos de ditadura e autoritarismo em oposição à democracia. No decorrer das oficinas, a medida que os “bonecos” ficam prontos a emoção de cada história em particular invade corações de alunos e professores.
RUY GUIMARÃES                                      
Diretor

Nenhum comentário:

Postar um comentário