terça-feira, 20 de maio de 2014


EDITORIAL

  O 39º Núcleo do CPERS SINDICATO nos Encontros de Educação Construindo a
Educação que Queremos trouxe para a reflexão da categoria a necessidade dos educadores
debaterem, a nível de cada escola, a implantação de Grupos de Trabalho que conduzam a construção
dos projetos de forma democrática. Para encontrarmos a fórmula da educação que os filhos dos
trabalhadores merecem, em direção a uma escola pública de qualidade, é necessário construir
debates coletivos que pensem nossa prática e o tipo de formação continuada que queremos e
necessitamos para atingirmos as metas estabelecidas nos Projetos Políticos Pedagógicos que resultarem
destes debates.

              Em relação ao PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
que a SEDUC­RS aderiu, inúmeras denúncias tem sido trazidas em relação a sobrecarga de
trabalho dos educadores. A implantação do Politecnico aqui no Estado acarreta inúmeras
avaliações e progressões aos estudantes e obriga os educadores a aderirem, além de sofrerem
pressão e assédio moral para cumprirem as metas da qual não participaram da elaboração. A Portaria que
instituiu o processo de formação continuada do MEC não indica que deva ser da forma como está
sendo realizado no RS. A Portaria não estabelece prazo para a conclusão das horas e ainda prevê processo
público de escolha dos Coordenadores, o que não foi cumprido pela SEDUC-RS.
Entendemos que a autonomia das escolas deve ser respeitada e os educadores tornarem­se
SUJEITOS do processo de formação continuada nas suas escolas, participando ativamente  da
escolha dos coordenadores e do estabelecimento dos cronogramas de estudo a que vão se
somar com o objetivo, realmente, de uma melhor qualidade da educação.

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